Eles são a Tropa de Elite
Estar preparado para agir em situações de emergência. Principalmente quando do acontecimento de catástrofes naturais. Esta é a missão de um grupo de bombeiros de Brusque e que integra uma espécie de força tarefa juntamente com outros profissionais dessa área no estado. Da corporação de Brusque, os soldados Da Silva, De Souza, Siqueira e Lopez fazem parte do que se pode chamar de tropa de elite dos bombeiros de Santa Catarina.
Os quatro realizam o treinamento junto com outros bombeiros na cidade de Blumenau. Mas na tarde da última segunda-feira (24), eles fizeram uma apresentação sobre algumas das ações que são usadas no preparo, juntamente com outros membros da corporação.
De posse de botes salva-vidas, os quatro, juntamente com outros soldados do quartel central, subiram as águas do rio Itajaí Mirim. A cena chamou a atenção de pessoas que se amontoavam junto à margem do rio para assistir as cenas. A primeira parte foi realizada do alto da passarela sobre o rio. O objetivo era reconstruir o salvamento de uma pessoa que tenta se jogar nas águas. Na seqüencia foi a vez de encenar o resgate de uma pessoa que estaria se afogando.
O soldado Lopez afirma que a Força Tarefa de Bombeiros entra em cena sempre que uma situação de grande calamidade se fizer presente. “Nós integramos o grupo do batalhão de Blumenau. Mas aqui em Brusque somos, ao todo, seis bombeiros que participam dessa força tarefa”.
A simulação realizada na tarde de segunda-feira foi apenas uma amostra do quanto o grupo se prepara para estar pronto, caso surja uma destas necessidades e agir. “Vamos fazer esse treinamento com todos os soldados, não apenas este grupo que está aqui agora. Para que todos estejam preparados, caso haja necessidade”, registra o sargento Souza.
Colaboração: Wilson Schmidt Junior e Giovani Ricardo